271 anos antes de inventarem o Pantone, um artista descreveu todas as cores imagináveis num livro de 800 páginas

271 anos antes de inventarem o Pantone

Quem inventou as cores? Bom, um livro holandês que foi descoberto indica que não foi a Pantone.

Há muitos anos, em 1692, um artista conhecido apenas como “A. Boogert” tirou um tempo para escrever sobre a mistura de aquarelas.

Além da experiência resultar em muitas cores, acabou por formar 800 páginas manuscritas e pintadas, abordando sobre o uso da cor na pintura, suas matizes e mudanças de tom.

A obra, riquíssima em detalhes, já é considerada o mais completo guia de cores para a pintura de todos os tempos.

A fama, qualidade e abrangência do material foi tanta que o livro foi concebido como um guia educacional.

O mundialmente conhecido e contemporâneo Guia Pantone lançou suas páginas e “padrão” de cores apenas em 1963.

Dá uma olhada nesta obra prima logo abaixo:

Fonte: Redação Hypeness

Cores Pantone

Criação das Cores Pantone

Uma breve História sobre a Criação das Cores Pantone

A Pantone é uma empresa norte-americana fundada em 1962 por Lawrence Herbert, um químico que trabalhava na indústria gráfica. Na época, a impressão gráfica era feita com tintas produzidas localmente, o que tornava difícil para os designers de todo o mundo garantir a consistência das cores em seus projetos.

Herbert percebeu essa lacuna no mercado e criou o primeiro sistema de cores Pantone em 1963, que consistia em uma série de amostras de cores numeradas e organizadas em uma tabela de referência.

Essas amostras de cores eram fabricadas em tintas especiais Pantone, que garantiam a consistência e a precisão das cores em todo o mundo.

Com o tempo, a Pantone se tornou uma referência na indústria gráfica, e suas tabelas de cores Pantone se tornaram uma ferramenta indispensável para designers, gráficas, impressoras e outras empresas que trabalham com cores.

Além disso, a Pantone também criou o sistema de cores Pantone Matching System (PMS), que é amplamente utilizado na indústria gráfica e na produção de produtos em cores específicas, como têxteis, papel, plásticos, tintas, entre outros. O PMS é um sistema de cores codificado, que permite a reprodução exata de cores em diferentes materiais e substratos, independentemente do fabricante ou da localização geográfica.

Hoje em dia, as tabelas de cores Pantone e o sistema de cores PMS são utilizados em todo o mundo por designers, empresas, agências de publicidade e outras indústrias para garantir a consistência e a precisão das cores em seus projetos.

As cores pantone são muito utilizadas nas gráficas, especialmente quando se deseja manter uma maior fidelidade de cores, seja em papelaria personalizada ou em impressões de grandes formatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *